quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A Diferença de Pensar Grande

Caros amigos, bom dia.

Máxima do dia:

..."  Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos"...  (F.Pessoa)

Texto extraído do site www.endeavor.org.br, do qual tenho grande admiração e respeito, tanto pelas máterias como pelo  material informativo, nele contidas.

Tenham uma ótima leitura.

Por Juliano Seabra  - Diretor de Educação do Instituto Endeavor.

O espírito empreendedor é o que move a economia adiante, produz inovações, gera emprego e renda
para a sociedade. Ao tomar posse em janeiro e defender o apoio a empreendedores como forma de
ajudar a economia a sair da crise, o Presidente norte-americano Barack Obama ressaltou que “foram os
tomadores de risco, aqueles que fazem as coisas acontecer, que conduziram o mundo a um novo
patamar de prosperidade e liberdade”. Assim como ele, milhares de pessoas em todo o mundo – e
também no Brasil – concordam que empreendedores possuem um papel central para o
desenvolvimento.
O ano de 2009, que iniciou com a marca de uma crise econômica internacional sem precedentes, chega
ao seu final com perspectivas animadoras, em grande parte graças ao otimismo e persistência de
milhares de empreendedores em todo o país. E isto não pode ser considerado surpreendente: no auge
da crise um levantamento realizado pelo Instituto Endeavor, organização internacional que apóia o
desenvolvimento do empreendedorismo de alto impacto no Brasil e em outros 10 países já mostrava
que os empreendedores apoiados pela organização projetavam crescimento médio de 30% neste ano e
uma parcela significativa enxergava oportunidades durante a turbulência.
Um excelente exemplo desta visão otimista do copo “meio cheio” durante a crise foi dado pela Arizona,
que se consolidou em 2009 como o principal player no mercado de pré-mídia do país, crescendo mais de
60% no ano, ganhando prêmios e concluindo a compra de um grande concorrente. O mesmo caminho
foi feito pela Subway Link, maior produtora de TV corporativa do Brasil e que aproveitou este ano para
ampliar seus canais por meio da compra de uma empresa em um segmento diferente do que já atendia.
Outro exemplo de empreendedora que avançou além da crise em 2009 é Francesca Romana Diana,
dona da marca de semi-joias com seu nome, que alcançou sua meta de abertura de novas lojas no Rio
de Janeiro e São Paulo. Além dela, Sidnei e Eliane Borges, sócios da BS Construtora em Sorriso, Mato
Grosso, não param de sonhar grande: depois de abrirem uma fábrica em Porto Velho e verem o
faturamento triplicar este ano, evoluíram também nos planos de expansão para outros Estados do
Norte do país.
Estes empreendedores, além de apoiados pelo Instituto Endeavor, tem outras características em
comum: a capacidade de sonhar grande, inovar em seus setores, aproveitar as oportunidades que
surgem e crescer aceleradamente, ao mesmo tempo em que contribuem com a geração de riqueza no
país. É o espírito empreendedor destes e de milhares de outros que será celebrado por milhões de
pessoas no Brasil e em mais 90 países durante a Semana Global do Empreendedorismo, que acontecerá
entre os próximos dias 16 e 22 de novembro.
Em sua segunda edição, a Semana Global (www.semanaglobal.org.br) é um movimento em rede entre
milhares de organizações e entidades da sociedade que realizam diversas atividades para exaltar
exemplos de empreendedores, disseminar conhecimento e informações necessárias para a abertura e
gestão de empresas e incentivar a melhora no ambiente empreendedor no país. Em 2008, 1,5 milhão de
pessoas participaram de atividades por todo o Brasil – este ano é esperado o envolvimento de 4 milhões
de brasileiros, contribuindo para que a nossa mobilização seja novamente a maior entre todos os países
que aderiram à Semana Global.
Para incentivar os brasileiros a saírem de casa e colocar o espírito empreendedor em prática durante a
Semana, está no ar pela segunda vez a campanha do Bota Pra Fazer, onde empreendedores como Luiza
Helena Trajano, José Junior, Luiz Seabra e Michael Dell passam o bastão para a nova geração de
empreendedores de negócios e sociais do país. Estas novas gerações são as responsáveis diretas por
manter a roda do empreendedorismo girando no Brasil e no mundo. Vamos aproveitar as
oportunidades e botar pra fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário