quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Gerente ganha indenização por uso de carro particular em serviço.

Gerente ganha indenização por uso de carro particular em serviço


Extraído de: Assessoria de Comunicação Social - Tribunal Superior do Trabalho.




A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou (não conheceu) recurso do Banco Alvorada S.A. e manteve o direito de ex-gerente a indenização por uso de veículo particular em serviço. O banco foi inicialmente condenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Região (RS).

Acordo coletivo não pode suprimir concessão de férias

Dano moral após fim do contrato segue prescrição co...

"Perdão tácito" desqualifica justa causa de bancário

» ver as 9 relacionadas

Em audiência, as testemunhas confirmaram que o gerente utilizava o veículo particular para atender os clientes, pois o banco não disponibilizava transporte para isso. Afirmaram também que, quando o percurso era feito dentro da cidade, o banco não ressarcia as despesas, o que só ocorria quando a viagem era externa.

De acordo com o Tribunal Regional, a empresa é que assume o risco e dirige a atividade econômica. Seria "inviável pretender transferir os ônus do empreendimento econômico ao empregado". Inconformado com a decisão, o Banco Alvorada recorreu ao TST.

Em sua defesa, o banco alegou que não havia ajuste para utilização do veículo do gerente, pois seu uso seria em "proveito próprio" e sem o conhecimento do banco. Alegou, ainda, que o autor da ação não provou o número de quilômetros rodados mensalmente por ele. Apontou violação dos artigos 818 da CLT e 333, I, do CPC.

Na análise do recurso do banco na Sexta Turma do TST, o ministro Augusto César Leite de Carvalho, relator do processo, argumentou que a alteração da decisão do Tribunal Regional só seria possível, no caso, "mediante o reexame de fatos e provas", o que não é permitido pela Súmula 126 do TST. (RR - 113500-64.2003.5.04.0402)

Augusto Fontenele

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

Permitida a reprodução mediante citação da fonte



Nenhum comentário:

Postar um comentário