segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Artigos/textos importantes e dicas do dia-a-dia.


MÁXIMA  DO DIA :
...“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita”...  (Mahatma Gandhi).

DICAS  DE  VINHOS:


DICAS  DE  GASTRONOMIA:
...”Hoje em dia, andamos sempre a correr, negócios, filhos, academia, família e etc.... e muitas das vezes, quando se chega à casa ao fim de um dia de trabalho, não nos apetece cozinhar ou passar muito tempo na cozinha! Freqüentemente  estarmos cansados de comer sempre a mesma coisa. Mude, torne  suas refeições num prazer sem grandes preocupações! Divirta-se e aprenda com as receitas!!!”...
Aguardem as RECEITAS  na próxima POSTAGEM e Divirtam-se.

SUPORTE  JURÍDICO:
Processo eletrônico é elogiado na solenidade de abertura do Ano Judiciário de 2010
O Justiça na Era Virtual, projeto de informatização processual do Judiciário brasileiro coordenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi destacado na solenidade de abertura do Ano Judiciário de 2010. Durante a cerimônia, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (1º) no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente daquele Tribunal, ministro Gilmar Mendes, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), elogiaram o projeto bem como a gestão do ministro Cesar Asfor Rocha.
 

DICAS  DE  MARKETING  PESSOAL:

Por SADY BORDIN FILHO – Livro de Marketing pessoal 100 Dicas para valorizar a sua imagem.

INVISTA EM SUA SAÚDE.

...”A saúde física, mental e emocional é o seu maior patrimônio. Bem material algum se compra à riqueza de um ser humano saudável. Preservar esse patrimônio é de sua única e exclusiva responsabilidade. Não  conte com os outros para cuidar de sua saúde, pois somente você pode decidis que quer se cuidar.
A saúde é a base necessária para qualquer empreitada que você venha a realizar, seja ela acadêmica, esportiva, profissional ou até mesmo amorosa. Estar bem de saúde física, mental e emocional é fundamental para superar os obstáculos naturais de sua longa caminhada rumo ao sucesso em todas as áreas da vida.
Seja uma extensa e cansativa preparação para o vestibular, uma arriscada tentativa de  subir o Everest, uma jornada puxada de trabalho, a abertura de uma nova empresa, uma viagem de negócios ou uma conquista amorosa, qualquer empreitada dependerá de uma saúde vigorosa para suportar o peso do longo caminho, rumo à consagração.
Ter boa saúde significa melhor disposição para enfrentar longas viagens, cansativas salas de espera e compromissos enfadonhos; uma maior capacidade de argumentação e, não menos importante, uma grande vantagem adicional: mais resistência às doenças. A última coisa que um estudante na véspera de um vestibular, um nadador na véspera de uma competição e um executivo em viagem de negócios podem querer é uma gripe que os deixe de cama.



DICAS  DE  EMPREGOS – VAGAS:

 Cadastrar currículo nos sites.

TEXTO/ARTIGO:
Líder servidor só no mosteiro

(Extraído do site: www.endeavor.com.br

Por José Augusto Wanderley*

No mosteiro, a essência da liderança pode ser servir conforme o que é desenvolvido no best-seller de James C. Hunter: O Monge e o Executivo. A estrutura organizacional é estática e secular, os objetivos e a missão estão definidos e não mudam nunca e o foco pode ser basicamente interno. Não há necessidades de se preocupar com a sobrevivência da empresa, com o posicionamento no mercado, com as ameaças da concorrência, com a busca contínua de oportunidades e com o desenvolvimento de novas tecnologias. Assim, não é preciso que se entenda a organização como um sistema sócio/técnico que está em contínua transformação e interação com o meio ambiente e não tem relevância a afirmação de Jack Welch: "Se o nível de mudança interno está abaixo do nível de mudança externo, o colapso é iminente".
Em verdade, a essência da liderança está baseada em dois pilares: Lucidez, discernimento e qualidade de decisão e competência para executar e produzir resultados. Sem lucidez e qualidade de tomada de decisão, o resto é o resto. Mas também não adianta lucidez e qualidade de decisão sem a capacidade de agir e fazer acontecer. Existem líderes que têm estas qualidades, como Louis Gerstner que foi CEO da IBM a partir de 1993 e em nove anos salvou empresa de ruína. Mas também existem líderes que foram demitidos ou forçados a se aposentar e a razão não teve nada a ver com o fato de serem ou não servidores, mas porque não conseguiram os resultados esperados. Em 2000, por exemplo, foram demitidos ou aposentados cerca de 40 CEOs de empresas da lista da Fortune 500. E eram empresas como Compaq, Gillette, Hewlett-Packard, Xerox e Motorola. Estas pessoas foram conduzidas à liderança em função de decisões e escolhas baseadas em parâmetros equivocados. Eram pessoas sedutoras, ou tinham presença dominante e grande capacidade de comunicação, ou se mostravam como líderes natos. Em suma, superficialidades, aparências e jogos de cena. Mas não tinham o fundamental: lucidez, qualidade de decisão e capacidade de realização.
Para que se evitem equívocos desta natureza é essencial uma compreensão holística de tudo o que contribui para o sucesso. Entre os principais determinantes, de acordo com Ram Charan, estão: posicionar e reposicionar a empresa, detectar mudanças externas e colocar a empresa na ofensiva, conduzir e desenvolver o sistema social, avaliar pessoas, formar equipes, elaborar metas, estabelecer prioridades precisas e fazer face às pressões sociais. Que as pessoas são importantes está fora de questão, mas daí a concluir que o líder deve ser um servidor, vai uma longa diferença. Também deve ser constatado que está havendo uma mudança na natureza do trabalho, com a passagem do homem máquina, ou trabalhador "levanta parede", cujo principal ativo é a força física, para o trabalhador do conhecimento, cujo principal ativo passa a ser a capacidade de pensar, criar e decidir com qualidade para poder agir. Com o trabalhador "levanta parede" é possível o chamado gestor feitor. Mas com o trabalhador do conhecimento, sem adesão, comprometimento e motivação não se vai muito longe. Em suma, se você quiser ser a alegria da concorrência ou ficar entre os líderes que foram demitidos ou forçados a se aposentar, é simples: basta ser um líder servidor. Mas com certeza, ninguém nunca lhe dirá: " Sua empresa foi à bancarrota, mas você foi um excelente líder servidor. Parabéns!"

*José Augusto Wanderley é consultor em negociação, liderança e excelência de desempenho e autor do livro Negociação Total (Gente, 13ª Ed.), www.jawanderley.pro.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário