Por António caldas.
15 Dicas para melhorar a sua carreira hoje.
COMECE POR ESCREVER UMA LISTA DE TODAS AS COISAS QUE FEZ HOJE, NO FIM DE SEMANA E NO MÊS PASSADO PARA O AJUDAR A ORGANIZAR-SE E DOCUMENTAR AS SUAS TAREFAS NORMAIS.
Quando tiver tempo livre, faça uma lista de todas
as tarefas que tem sob a sua responsabilidade no seu trabalho. Organize-as por
datas e detalhe exemplos específicos. Guarde esta lista e revisite-a na sua
próxima avaliação de desempenho, na passagem a um novo ano ou quando receber um
aumento ou promoção. É uma forma organizada e
sistematizada de manter um histórico da evolução da sua
carreira.
2. ENVIE UM EMAIL DE AGRADECIMENTO OU RECONHECIMENTO NO LINKED IN.
Se mudou de trabalho recentemente, se foi promovido
ou mudou de funções, talvez seja boa oportunidade para reconhecer quem o ajudou
no processo de mudança. Invista algum tempo num reconhecimento pessoal, seja
através de uma carta tradicional, um e-mail ou mesmo um reconhecimento no Linked In. O respeito e toque pessoal transmitido por
este tipo de atitudes criam um sentimento positivo a seu favor,
que o(a) ajudarão a longo prazo.
3. TRABALHE NA SUA CAPACIDADE DE ESCRITA.
Para mim, o Manter a Forma faz parte integrante do melhoramento
da minha própria capacidade de escrita. Começar um blog pode ser uma boa forma
de trabalhar a sua capacidade de escrita. Ler é também
fundamental. Crie o hábito de leitura na sua vida, vai ainda
beneficiar de maior vocabulário e fluidez de palavras, melhorando a sua
capacidade de expressão, escrita e oral.
4. TENHA SEMPRE OS SEUS CARTÕES DE VISITA.
Sejam os seus cartões de visita profissionais,
pessoais ou mesmo com a imagem do seu blog, faça sempre acompanhar-se deles.
Nunca se sabe quando pode aparecer a oportunidade de os usar, entregando-o a
alguém importante ou que possa ser um bom potencial contacto, na perspectiva de
progressão da sua carreira. Os cartões de visita refletem
aquilo que você é e representa, além de criarem uma impressão
positiva ao seu recipiente.
5. ENVIE UM EMAIL DE CONTATO.
Tem contatos profissionais com os quais não
comunica há algum tempo? Envie-lhes um e-mail direto, informando do que tem
andado a fazer. Pergunte-lhes também o que eles têm andado a fazer, como corre
o negócio, etc. Um contato destes pode abrir-lhe a porta a uma
oportunidade pela qual não esperava.
6. SUGIRA UMA SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA PERSISTENTE.
Esta dica aplica-se normalmente a aspectos
pequenos do dia a dia. Fique atento(a) no seu local de trabalho ou nos projetos
nos quais está envolvido(a). Por vezes existem problemas que parecem insolúveis
mas que na realidade são simples de resolver, é preciso é que alguém tome a
iniciativa. Seja você a diligenciar e avance para a resolução
sem dar muito nas vistas. Com o passar do tempo, os seus superiores vão
reparar.
7. CONSTRUA A SUA REDE DE CONHECIMENTOS NA SUA EMPRESA.
Mantenha-se atento ao que se passa à sua volta na
sua empresa. No início, numa nova realidade e novo local de trabalho, vai
parecer estranho. Mas à medida que o tempo passa, vamos expandindo a nossa
esfera e devemos trabalhar para aumentar a nossa rede
de conhecimentos. É bom saber quem faz o quê e uma excelente
atitude é estar atento(a), para ajudar alguém de forma pro-ativa. Vai ficar
lembrado(a) como alguém sensível, atento(a) e prestável.
8. TRABALHE OS SEUS IDIOMAS.
Se não domina o idioma dominante na sua empresa
ou se trabalha fora do seu País, agarre esta oportunidade com unhas e dentes.
Para além de ser um desafio para si,
transmitirá uma impressão generalizada de que é uma pessoa esforçada e que não
desiste perante um novo desafio. Atualmente existem muitos recursos na
Internet, desde websites, blogs, audiobooks e podcasts.
9. CULTIVE UMA APRESENTAÇÃO CUIDADA.
Ajuda sempre ter uma apresentação cuidada, limpa
e transmitindo saúde. Tenha sempre consigo acessórios higiênicos
essenciais, como escova e pasta de dentes, fio dental,
desodorizante, um pente ou escova, corta unhas, água de colônia sabonete
líquido. Se vai ter uma reunião com um cliente importante a seguir ao almoço,
experimente lavar a cara e os dentes antes. Ao refrescar-se, vai sentir-se
melhor e transmitir uma boa imagem de si.
10. MELHORE O SEU CURRÍCULO VITAE.
Nunca é demais investir tempo a melhorar o seu
Curriculum Vitae (CV). Garanta que o seu CV é direto com a quantidade
certa de texto. Um bom CV não pode ser vago demais nem
detalhado demais.
11. MANTENHA-SE INFORMADO SOBRE A SUA ÁREA DE TRABALHO.
Seja dentista, arquiteto, advogado, engenheiro ou
professor, nos dias que correm não há desculpas para ficar desinformado(a) na
sua área profissional. Comece já hoje, atualize-se e leia publicações que
tenham a ver com a sua área profissional. Não perca tempo com
sites (a menos que de fato trabalhe nesta área. Nesse caso
muita gente pode chamar-lhe sortudo(a)).
12. TRABALHE SEMPRE OS TÓPICOS E NOTAS PARA AS SUAS REUNIÕES.
Tem uma reunião mais tarde e sente-se nervosa(a)?
Experimente escrever os tópicos que vai abordar, notas importantes e questões a
colocar. Garanto-lhe, se mantiver a objetividade e se preparar
para a reunião, não só mostrará trabalho de casa como ficará
mais confiante para enfrentar eventuais dificuldades.
13. MELHORE A SUA CAPACIDADE DE FAZER APRESENTAÇÕES.
Este é um tema que assusta muita gente. E muitos
pensam que é intransponível, que nunca na vida vão conseguir estar à vontade
para falar em público. Saiba que esta capacidade pode
ser trabalhada e que existem diversas técnicas de apresentação
que, ao apreendidas e consolidadas, farão a maior diferença.
Uma boa técnica é gravar em vídeo apresentações de
grandes oradores e ver e ouvir, imitando o seu discurso até fluir naturalmente.
Quando se sentir inspirado(a) e tiver a sua apresentação preparada, filme-se
a si próprio(a) e assista ao seu primeiro take. Note
as suas falhas e onde pode melhorar. Treine, ensaie no carro, no banho, etc. e
experimente fazer a apresentação para a sua família ou amigos. Volte a filmar e
note as diferenças. Com tempo e treino, as suas apresentações vão sair
naturalmente.
14. ORGANIZE O SEU ESPAÇO DE TRABALHO.
Não só vai criar uma melhor impressão sobre si,
como o vai ajudar a organizar os seus papeis e melhorar a sua produtividade
perante os assuntos que tem em mãos.
15. PLANEJE ONDE QUER ESTAR DAQUI A 5 ANOS.
E crie um plano para lá chegar. Deve investir
algum tempo nesta meditação e deve também planear e avaliar os diferentes
possíveis cenários, medindo prós e contras.
Socorra-se da sua família e amigos se for preciso e, para cada um dos cenários,
estabeleça objetivos concretos. Depois de decidir para onde quer caminhar, com
os seus objetivos traçados, terá que definir e medir durante o seu percurso, os
fatores críticos de sucesso para atingir cada um dos seus objetivos.
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