terça-feira, 16 de março de 2010

Você já fracassou hoje?

Texto extraído na íntegra do site www.endeavor.org.br

Quantos de nós temos medo do fracasso? Eu mesmo tenho muito medo, por mais que trabalhe com empreendedorismo, sou avesso ao risco (os mais sarcásticos diriam que trabalho com empreendedorismo justamente por que tenho medo de empreender, mas isso é uma outra história).
Acho que todos temos medo de fracassar, mas muitas vezes esquecemos o quanto é importante fracassar para ter sucesso. O professor Eduardo Giannetti, um dos economistas mais conceituados do Brasil, disse o seguinte no workshop Endeavor, O valor do amanhã:
“Eu acho fundamental que no Brasil o fracasso não fosse considerado terminal, que o fracasso fosse rapidamente resolvido para dar chance de novas tentativas. Acho bom que muitos indivíduos tentem e apostem – isso é socialmente muito benéfico, pois não sabemos de antemão quais que darão certo. E o benefício de um Bill Gates ou Shakepeare que acerta supera largamente os que fracassaram. Leiam a biografia de praticamente qualquer empresário americano bem sucedido. Praticamente todos em algum momento fracassaram e conseguiram se reerguer. Eu acho que essa é uma característica do empreendedor, não se deixar abater por um fracasso temporário. Walt Disney faliu duas vezes antes de acertar. O que eu acho fantástico dos EUA é que um erro desse tipo nos é visto como parte natural da vida, a pessoa tem rapidamente condições de recomeçar. No Brasil, entretanto, isso é visto como algo pecaminoso, moralmente errado, o indivíduo dificilmente se desvencilha disso para o resto da sua vida.”
Quantas vezes a gente tem que quebrar a cara para acertar? O importante é não esmorecer, é sonhar grande por que daí não tem tamanho de obstáculo que fará você desistir. Fracassar faz parte, mostra que você sonhou e tentou realizar esse sonho, e isso é muito melhor que só ficar sonhando.
É claro que não estamos fazendo uma apologia ao fracasso ou ao risco não planejado e desenfreado. Em um país com poucas redes sociais de proteção como o Brasil, isso seria uma irresponsabilidade. Que fique claro, não estamos defendendo que todo o brasileiro abra a sua empresa! O que queremos sim aqui na Endeavor é que todo brasileiro tenha uma atitude positiva com relação ao empreendedorismo, inclusive – até mesmo principalmente – daqueles empreendedores que tentaram e fracassaram, pois eles poderão dar certo no futuro se perseverarem no seu sonho.

* Por Fabio Tran, Instituto Empreender Endeavor

Nenhum comentário:

Postar um comentário